fbpx

Duas soluções para enfrentar o ajuste dos Planos de Saúde.

Por Ricardo de Morais Lucena Júnior
VidaRica Corretora de Seguros e Investimentos

AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE AUTORIZA REAJUSTE DE ATÉ 35% NOS PLANOS DE SAÚDE. 

 

A Agência Nacional de Saúde (ANS) autoriza a aplicação do reajuste aos planos de saúde. De acordo com  Wanderley Preite Sobrinho do portal Uol, com o aumento estimado, os planos poderão chegar até 35% de aumento que começaram a ser cobrado em janeiro 2021.

Os ajustes se darão pelo fato da ANS proibir em 2020, devido a Pandemia do Covid 19, o aumento anual dos planos individuais e os de adesões  (que correspondem a 80% do mercado). Agora, essa conta será cobrada.

Além do ajuste devido de 2020, soma-se também ao aumento de 2021 (em alguns casos) a mudança de faixa etária, que somados podem chegar a 35%.

Algumas possíveis soluções para diminuir o impacto do ajuste:

  • Judicialização.

Instituições como o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor)  junto com a defensoria pública, pediu em outubro de 2020 o cancelamento de todos os reajustes repassados entre março e agosto.

Segundo a ANS, foi feito o possível em 2020 para minimizar os impactos causadas pela Covid. Prova disso foi o adiamento do reajuste e a diluição do aumento agora em 2021.

Acreditamos que a judicialização não dará resultado, até porque há o respaldo da ANS para o aumento.


LEIA MAISCalcule em poucos cliques o valor do seguro para seu veículo.
Pesquisa em 17 seguradoras simultaneamente


  • Mudança de Plano de Saúde  (operadora/seguradora).

Essa deve ser uma das opções a ser considerada, afinal existem inúmeras operadora/seguradoras com diferentes preços e rede credenciada que podem atender suas necessidades e com isso equacionar um melhor custo benefício para seu orçamento.

Atente para  questões como a preexistência de doenças,  gravidez, rede credenciada de atendimento que você terá no caso de mudança do plano de saúde, a data de reajuste (em 2021) do novo contrato e a possibilidade de compra de carências.

Parece complicado né!!!

Quer saber mais sobre o ajuste nos Planos de Saúde (2021)?

Clica AQUI e fale com nossa especialista

Deixe uma resposta

Fechar Menu
WhatsApp chat